Por G1 CE

 


Sob decreto de isolamento, população lota uma lotérica no Bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. — Foto: Moacir Cavalcante/Arquivo PessoalSob decreto de isolamento, população lota uma lotérica no Bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. — Foto: Moacir Cavalcante/Arquivo Pessoal

Sob decreto de isolamento, população lota uma lotérica no Bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. — Foto: Moacir Cavalcante/Arquivo Pessoal

Muitas pessoas ficaram aglomeradas em filas nesta quinta-feira (26), em algumas casas lotéricas e agências bancárias na Grande Fortaleza. A aglomeração vai contra a orientação do Governo do Estado e da prefeitura de Fortaleza para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Uma das filas foi registrada em uma lotérica na Avenida Desembargador Gonzaga, no Bairro Cidade dos Funcionários. O motorista e empresário Moacir Cavalcante que presenciou o problema afirmou ao G1 que as pessoas estavam todas próximas umas das outras e impedindo até a passagem de veículos.

“Todas sem a distância necessária de uma para outra. Fiquei muito impressionado. Era tanta gente que a fila ficou no meio da rua atrapalhando as passagens das pessoas e até dos veículos”, afirmou.

Medidas preventivas nas lotéricas

O presidente do Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares do Estado do Ceará (Sindiloce), Custódio Albano, lamentou que algumas lotéricas estejam apresentando aglomerações e destacou que o Sindiloce elaborou um plano de contingência advertindo o perigo do coronavírus.

"Em virtude da pandemia e tendo como meta principal a prevenção do contágio entre nossos colaboradores e familiares, criamos um plano de contingência. Providenciamos a distribuição de suportes de álcool em gel 70% nas lotéricas. Como também máscaras descartáveis para todos os colaboradores que apresentem qualquer sinal de gripe", afirmou.

Custódio reforçou também que nas lotéricas foram colocados cartazes informativos sobre a doença e pedindo a colaboração da população para evitar as aglomerações.

Ao ser perguntado o motivo da lotação em algumas lotéricas, o presidente do Sindiloce afirmou que, considera normal, já que nesta quarta-feira (25), foi feriado estadual. "Considero até normal, pois tivemos um feriado no meio da semana. Aí algumas pessoas precisaram ir hoje [quinta-feira] pagar alguma conta ou fazer algum saque. E temos também a aproximação do fim do mês. Mas, é importante as pessoas evitarem as aglomerações".

Aglomerações registradas em uma agência bancária em Maracanaú — Foto: Darley Melo/Sistema Verdes MaresAglomerações registradas em uma agência bancária em Maracanaú — Foto: Darley Melo/Sistema Verdes Mares

Aglomerações registradas em uma agência bancária em Maracanaú — Foto: Darley Melo/Sistema Verdes Mares

Filas em bancos

Outro ponto de aglomeração registrada foi em agências bancárias. No município de Maracanaú, na Grande Fortaleza foi possível observar que a distância mínima de um metro entre cada um não era respeitado na fila. Muitas pessoas entre idosos estavam na fila esperando atendimento.

Já em outra agência, também em Maracanaú, outro ponto de concentração de pessoas. Uma longa fila, com pessoas próximas umas às outras esperam entrar na agência.

Fila em banco também em Maracanaú. — Foto: Darlei Melo/Sistema Verdes MaresFila em banco também em Maracanaú. — Foto: Darlei Melo/Sistema Verdes Mares

Fila em banco também em Maracanaú. — Foto: Darlei Melo/Sistema Verdes Mares