Ração contaminada mata 13 cavalos no DF; outros 17 estão doentes

    22 MAR 2019
    22 de Março de 2019

    Secretaria de Agricultura diz que aveia misturada com tipo de semente provocou intoxicação. Animais morreram após problemas no fígado; veja sintomas.


    A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal emitiu um alerta para os criadores de cavalos da região por causa da morte – por intoxicação – de, pelo menos, 13 animais. Segundo a pasta, uma ração de aveia vendida no DF e no Entorno está contaminada.


    aveia teria sido misturada a uma semente chamada crotalária, usada nas plantações para adubação verde do solo. As sementes pretas e parecidas com pequenos feijões (foto acima) causaram problemas no fígado dos equinos, que morreram por complicações hepáticas.

    Outros 17 cavalos estão em observação. Até o momento, segundo a secretaria, foram registrados casos no Gama, em Taguatinga, no Recanto das Emas, no Núcleo Rural Tabatinga, região de Planaltina e em Formosa (GO).

    Amostras da ração foram encaminhadas para análise na Universidade de Brasília (UnB). De acordo com o GDF, os pesquisadores chegaram à conclusão de que "a ingestão das sementes de crotalária acarretou na contaminação dos cavalos".

    A Secretaria de Agricultura disse que já identificou e notificou o agricultor responsável pela produção da ração. No entanto, diz a pasta, "ainda há risco de intoxicação de outros animais".

    A subsecretária de Defesa Agropecuária, Danielle Araújo, informou que alterações no comportamento dos animais devem ser comunicadas à secretaria .

    "Verificamos que [a doença] se parecia com a raiva."
    Por G1 DF

    Voltar

    Associação Comunitária Radiodifusora Voz do Povo FM

    Quadra 01 Conjunto 01 Lote 05 -  Cidade Estrutural - Brasília  - DF

    Fale conosco: (61) 3465-6416